Levantamento realizado pelo IBGE também aponta que o município tem a segunda maior densidade demográfica do país
Dados do Censo 2022 disponibilizados nesta quarta-feira (28/6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constataram crescimento de 1,85% da população de Diadema em doze anos, que passou de 386.089, em 2010, para 393.237, em 2022.
As informações coletadas pelos técnicos do IBGE também apontam que a cidade do ABC paulista tem a segunda maior densidade demográfica do país, com 12.795 habitantes por km². Taboão da Serra, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo, ficou em primeiro lugar nesse ranking, com 13.416 habitantes por km².
O Censo Demográfico é realizado, normalmente, a cada 10 anos no Brasil, mas foi feito com dois anos de atraso em função da pandemia e corte de verbas. Além de contar os habitantes do território nacional, o levantamento identifica diversas outras características da população.
Essas informações são imprescindíveis, por exemplo, para a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada.
Em junho deste ano, técnicos do IBGE estiveram em Diadema e elogiaram o apoio da Prefeitura durante a coleta de dados para o Censo 2022. Geraldo Carneiro, coordenador de área do Censo em Diadema, afirmou, inclusive, que o município teve um dos menores índices de rejeição aos recenseadores do Estado.
Para alcançar esse resultado, equipes da administração municipal acompanharam os recenseadores do IBGE em núcleos habitacionais e disponibilizavam equipamentos públicos para recepcionar entrevistados, entre outras medidas.
Brasil – O Censo 2022 constatou que o Brasil conta com 203 milhões de habitantes, que vivem em 90,6 milhões de domicílios. Também apontou que nos últimos 12 anos o país teve a menor taxa de crescimento anual de sua população desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1872, de 0,52%.