Prédio do Instituto Cabem Mais Vidas permitirá tratamento multidisciplinar da doença na região
Foi inaugurado nessa quarta-feira (13), no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André, o novo espaço do projeto Cabem Mais Vidas, referência nacional no combate ao câncer de bexiga. Construído com apoio da instituição de ensino e de colaboradores, o novo prédio permitirá um acompanhamento mais próximo dos pacientes e aumentará as possibilidades de diagnóstico precoce e tratamento da doença.
O espaço conta com quatro consultórios, duas salas de procedimento cirúrgico e uma sala destinada para discussão dos casos. O prédio também será compartilhado com o novo Centro de Estudos do serviço de Cirurgia Plástica da FMABC.
A cerimônia oficial de inauguração aconteceu durante a terceira edição do Simpósio organizado pelo “Cabem”, e contou com a presença de importantes figuras da saúde na região, incluindo representantes das secretarias de saúde dos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano, além do reitor do Centro Universitário FMABC, David Uip.
“O papel de uma universidade é derrubar seus muros e alcançar a comunidade, expandir sua atuação com pesquisas e atender a população. Esse projeto representa a preocupação do nosso Centro Universitário e o apoio à saúde na região”, comentou Uip.
O “Cabem” foi criado em 2018, baseado em modelos internacionais de tratamento do câncer de bexiga. Os pacientes assistidos pelo programa têm acesso a atendimento multiprofissional integral e mostraram mais chances de sobreviver à doença. Nos três primeiros anos o projeto atingiu índice de 98% de sucesso em retirada de tumores da bexiga.
O urologista Fernando Korkes, um dos idealizadores do projeto explicou que o padrão de qualidade do serviço que já era feito pelo “Cabem” em hospitais da região do Grande ABC será mantido, mas agora realizado em escala ainda maior. “Poderemos ampliar nossa capacidade de atendimentos e procedimentos, reduzindo ainda mais a mortalidade por câncer de bexiga na região.
Simpósio
A terceira edição do “Bladder Day”, como foi chamado o Simpósio, trouxe discussões relacionadas ao câncer de bexiga e de próstata, e colocou no centro do debate as políticas públicas necessárias para diminuir a taxa de mortalidade nos hospitais públicos, pensando no âmbito nacional, estadual e municipal.
O simpósio teve representação de autoridades médicas das cinco regiões do país, com mais de 40 profissionais que apresentaram suas experiências e deram exemplos de como a metodologia utilizada pelo “Cabem” vem sendo implantada no restante do Brasil.
Na Foto (esq. para dir.): Sidney Glina (Pró-Reitor de Pós Graduação e idealizador do "Cabem"); Fernando Korkes (Urologista e idealizador do "Cabem"); Regina Maura Zetone (Secretária de Saúde de São Caetano); David Uip (Reitor da FMABC); Osmar Mendonça (Vice-Presidente da Fundação ABC) e Sérgio Murilo (Secretário Adjunto de Saúde de Santo André)