Homenagem foi proposta em Projeto de Lei pelo vereador Eduardo Minas ao jornalista; sua filha e bisneta compareceram na cerimônia
Elias Lubaque
Nesta quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Diadema, às 15h, foi concretizado o Projeto de Lei proposto pelo vereador Eduardo Minas, em abril deste ano, para homenagear o jornalista Arlindo Ribeiro Rodrigues (o Ligeirinho), que recebe o seu nome na sala de imprensa que fica no Plenário da Casa de Leis. No seu discurso Minas não economizou elogios ao jornalista Arlindo Ribeiro e aos vereadores que aprovaram por unanimidade o projeto de Lei. E contou que a ideia nasceu de uma conversa com o também jornalista Elias Lubaque.
“Gerações passaram por aqui, esta Casa vai preservar a possibilidade do nome do Ligeirinho possa estar estampado enquanto essa Casa de Leis existir. Essa proposta começou com uma conversa que eu tive com o jornalista Elias Lubaque do Grupo ABC News que nos chamou a atenção de proporcionar essa homenagem que foi apreciada pela Câmara e que foi votada de ordem unânime, por todos vereadores, que proporcionaram essa honraria, este gesto, em memória do seu pai, Tatiane, o respeitado jornalista Ligeirinho”, comentou o vereador Eduardo Minas.
Tatiane Ribeiro Rodrigues, filha do jornalista, compareceu na Câmara e discursou na Tribuna e disse o quanto o pai era imparcial e sua trajetória na imprensa brasileira. “O meu pai foi um jornalista que ficou muito conhecido aqui na região do ABC, ele trabalhou em diversos jornais de São Paulo e fora de São Paulo, inclusive ele teve um jornal aqui em Diadema (Jornal do Planalto). Ele sempre realizou o trabalho dele com imparcialidade ao relatar todos fatos da notícia, e sempre pensando nos leitores e na população diademense. Quero agradecer a todos os vereadores que votaram e aprovaram por unanimidade o projeto em homenagem ao meu pai”.
Ligeirinho atuou por um bom tempo no jornal Diadema News que faz parte do Grupo ABC News do jornalista Elias Lubaque, com seu jeito singular, nos altos dos seus 80 anos, ainda na ativa, sempre dizia que preferiria 'mil vezes' ir até o personagem para entrevistá-lo, não gostava de fazer suas matérias por telefone ou WhatsApp. "O Ligeirinho era um jornalista raiz, gostava de estar in loco, no local onde está a notícia, era uma pessoa brincalhona, sempre divertida, e não fazia corpo mole na hora de exercer seu ofício, amava ser jornalista. Pude ter o privilégio de estar próximo dele e aprendendo muito no finalzinho da sua vida, faz falta, um grande amigo", comenta o jornalista Lubaque que diz que quando propôs a ideia ao vereador Eduardo Minas de fazer essa justa homenagem, o parlamentar logo atendeu o pedido e sugeriu a nova sala de imprensa, “foi muito bom ouvir do parlamentar que faria, sim, o projeto, sem dúvida, e assim o fez. E hoje estamos aqui coma família concretizando, parabéns a todos vereadores pela grandeza”, enalteceu os vereadores o jornalista Lubaque.
Os vereadores presentes não deixaram de garantir a sua fala e elogiar o jornalista Arlindo Ribeiro. Josa Queiroz lembrou de quando seu pai, Zé do Norte, foi eleito vereador e Ribeiro estava na cobertura. “O seu pai Tatiane, não acompanhava somente o que acontecia na política, mas tudo o que acontecia na cidade. Eu tive várias oportunidades de falar com ele, de conviver com ele, às opiniões dele, a forma que ele conduzia de forma totalmente imparcial, respeitoso. Foi uma justiça homenagem que eterniza um grande profissional e pai de família”.
O vereador Cabo Ângelo disse que o jornalista “vai deixar saudade’, e comentou que o pouco convívio que teve com ele percebeu “uma pessoa sabia, inteligente, conhecedora dessa cidade”. Já o vereador Antonio Rodrigues contou histórias do profissional e o quanto era um grande amigo. Ele viveu momentos difíceis noticiando matérias da Câmara em uma época difícil, mas ele como profissional, ele sempre conseguia fazer matérias claras”. O vereador Jeferson Leite disse ter acompanhado Ligeirinho quando o parlamentar ainda era assessor e que não tinha como não perceber o jornalista. “Nada mais justo essa homenagem para o profissional para manter vivo pessoas que contribuíram para a cidade”. O vereador Márcio Júnior disse que o jornalista merece a homenagem para que possamos sempre lembrar do trabalho que ele fez. “É importante que coloquemos os nomes das pessoas que trabalharam para a cidade em locais públicos. Parabéns à família e ao vereador Eduardo Minas”.
Falecido em março de 2022, aos 81 anos de idade, o jornalista Arlindo Ribeiro Rodrigues, o Ligeirinho, como gostava de assinar suas matérias, atuou por mais de 50 anos na imprensa, em São Paulo e em outros Estados. Nascido no interior de São Paulo, em Bauru, Ligeirinho começou sua carreira na imprensa, como jornalista na Folha de Mandaguari no Paraná, onde viveu sua infância até a fase adulta. Já em São Paulo trabalhou na Agência Folha de Notícias, Diário Popular, Diadema News e Diário Grande ABC, passou pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Diadema, fundou seu próprio jornal, o Jornal do Planalto. Em 2016, quando completou 50 anos de carreira, recebeu o Título de Cidadão Diademense proposto pelo ex-vereador Célio Lucas de Almeida (Celio Boi) e na ocasião expôs matérias publicadas no Jornal o Planalto nos seus 10 anos de existência.